quarta-feira, outubro 19, 2016

Português

4º Bimestre

Crase
É a união da preposição "a" com o artigo "a".
Ex: Fui a a festa. --> palavra feminina
              |   |
      prep.   artigo

Ex: Fui à festa.
Outro exemplo:
Danificaram a estrada.
         |             |          |
termo que   artigo   palavra feminina
não rege
preposição


Casos em que ocorre a crase:

1) Antes de palavras femininas, desde que o termo regente exija preposição.
(1º Exemplo)

2) Quando se tratar de nomes de lugar, desde que o termo regente exija preposição.
Ex: Fui à Bahia (voltei da, crase há)
       Fui a Campinas (voltei de, crase pra quê?)

3) Quando as palavras terra, casa e distância forem determinadas.
Ex: Estou à distância de 100 metros.
       Chegamos à casa de João.
       Chegaram à terra de seus antepassados.

4) Nas locuções conjuntivas:
Exà medida de, à proporção de.

5) Na indicação de horas determinadas:
Ex: Chegamos às 3 horas.

6) Nas locuções adverbiais femininas:
Ex: à noite
       à vontade
       à direita
       às pressas

7) Nas locuções prepositivas femininas:
Ex: à beira de, à moda de, à custa de, à força de, à sombra de.

8) Com os pronomes demostrativos aquele(s)aquela(s), desde que o termo regente exija preposição:
Ex: Fui àquela festa.

9) Com os pronomes a, as, quando der para trocar por aquela, aquelas, desde que o termo regente exija preposição:
Ex: Esta cena é igual à que vi ontem.
                                                     |
                               aquela

10) Antes dos pronomes a qualas quais desde que o termo regente exija preposição:
Ex: Esta é a moça à qual me referi.
                                                  |
                                 termo que rege preposição



Casos em que não ocorre a crase:

1) Antes de palavras masculinas:
Ex: Gostava de andar a cavalo.

2) 
Antes de verbos:
Ex: Estou disposta a colaborar.

3) 
Antes de pronomes:
Ex: Dirijo-me a ela.
Exceção: Senhora / Senhorita.

4) 
Entre palavras repetidas:
Ex: Estou frente a frente com ela.

5) Antes das palavras casaterradistância não determinadas:
Ex: Chegamos a casa.

6) Antes de palavras no plural:

Ex: Discutiam a portas fechadas.


Casos em que a frase é facultativa:

1) Antes de pronomes possessivos femininos, desde que o termo regente exija preposição.
Ex: Fui à sua loja.
       Fui a sua loja.
Pronomes possessivos femininos: Minha, nossa, tua, vossa, sua.

2) Depois de nomes próprios femininos, desde que o termo regente exija preposição.
Ex: Dirijo-me à Carla.
       Dirijo-me a Carla.

3) Antes de até.
Ex: Fui à praia.
       Fui a praia.

0 comentários:

Postar um comentário