sexta-feira, outubro 21, 2016

Português

Correção dos exercícios da folhinha sobre crase:

1) Assinale (V) ou (F) em relação à crase:

a) (V) Os guardas ficaram a distância.
b) (FOs guardas ficaram à distância.
c) (F) Os animais, no zoológico, ficam a distância de cem metros.
d) (VOs animais, no zoológico, ficam à distância de cem metros.
e) (F) Eu gosto de estudar a noite.
f) (VEu gosto de estudar à noite.

2) Justifique o uso da crase:

a) Voltei às quatro horas.
R: Hora específica.
b) Referi-me à madame da esquina.
R: Regra geral.
c) José dirigiu-se à casa do Agricultor.
R: Casa foi determinada.
d) O ônibus entrou à esquerda.
R: Locução adverbial feminina.
e) Estava à distância de cem metros de seu barco.
R: Distância foi determinada.
f) Fui à América do norte.
R: Nome de lugar - "voltei da, crase há".

3) Justifique a ausência da crase:

a) Estava a pequena distância do portão.
R: Não determina a distância.
b)Não me refiro a avaliações passadas.
R: Palavra no plural.
c) Faça esta redação primeiramente a lápis.
R: Palavra masculina.
d) Voltei muito tarde a casa.
R: Não determina casa.
e) Estive lado a lado, observando o trabalho.
R: Entre palavras repetidas.
f) Entreguei a ela meus livros velhos.
R: Antes de pronome.
g) Pôs-se a falar palavras carinhosas.
R: Antes de verbo. 
h) Ela entregou a mim a confiança de seus problemas.
R: Antes de pronome.
i) Aumentam diariamente as vendas a crédito.
R: Palavra masculina.

4) Quais são os dois pronomes de tratamento que admitem o uso da crase?

R: Senhora/senhorita.

5) Mencione as três regras em que o uso da crase é facultativo. Exemplifique:

R: *Antes de pronomes possessivos femininos. Ex: Fui a sua loja/Fui à sua loja.
     * Antes de nomes próprios femininos. Ex: Dirijo-me a Sara/Dirijo-me à Sara.
     * Depois da preposição ATÉ. Ex: Fui até a praia/Fui até à praia.

6) (UFS-SE) Comunique ...... professora que a reunião terá início ...... oito horas. Peça-lhe que chegue ....... tempo.

a) à - às - à
b) à - às - a
c) à - as - à
d) a - às - a
e) a - as - a

7) (UEFS-BA) Ele disse ....... algumas pessoas presentes ....... reunião que nada tinha ....... declarar. 

a) à - a - à
b) a - a - à
c) à - à - à
d) a - à - a
e) a - a - a

8) (UFMA) Marque a alternativa correta ao emprego da crase.

a) É árdua a tarefa à que te dedicas. 
b) Ofereceu prêmios à todos os concorrentes.
c) Quando chegou a casa, atirou-se à chorar.
d) Não respondeu a todas as questões, somente às que sabia.
e) Seja útil a sociedade e à patria.

0 comentários:

Postar um comentário