quarta-feira, setembro 28, 2016

Português

                               Caderno completo

                                      3º BIMESTRE     

                                 Concordância Verbal:
é o verbo concordar com o sujeito em número e em pessoa.

                                     Regra Geral:
Ex: A menina estuda.
            |                   |
     1 sujeito         Singular
(sujeito simples)

Ex: A menina e o menino estudam.
                  |                               |
        + de 1 sujeito               Plural
    (sujeito composto)

                      Regras de sujeito simples:
1) Coletivo = palavra no singular.
Ex: A multidão gritou.
              |                   |
Sujeito coletivo    Singular

2) Coletivo + palavra no plural = verbo no singular ou plural.
Ex: A multidão de pessoas gritam/gritou.
                       |                            |          |
           Coletivo + Plural      Plural     Singular

3) Nome próprio sem artigo = verbo no singular.

Ex: Estados Unidos é um país evoluído.
                                    |
                              Singular

4) Nome próprio com artigo = verbo no plural.
Ex: Os Estados Unidos são um país evoluído.
                                           |
                                       Plural

5) Sujeito indicando quantidade:
(mais de, menos de, perto de) seguido de numeral.
->Numeral = um/uma = verbo no singular.
->Numeral maior que um/uma = verbo no plural.
Ex: Mais de uma pessoa esteve no jantar
                      |                       |
  Quantidade com          Singular
numeral igual a um/uma

Ex: Mais de duas pessoas estiveram no jantar.
                     |                                   |
Quantidade com numeral        Singular
maior que um/uma

6) Sujeito formado por expressões de natureza partitiva (que indica parte) o verbo ficará no singular ou plural.
(boa parte de, grande parte de, metade de, a maioria de, uma porção de).

Ex: Grande parte dos eleitores votou.
                 |                                        |
Sujeito indica parte                   Singular

Ex: Grande parte dos eleitores votaram.
                           |                               |
Sujeito indica parte                       Plural

                                   Exercício:
1) O que é concordância verbal?
R: É o verbo concordar com o sujeito.

2) Circule o verbo adequado em relação ás regras de concordância e justifique:

a) A cadeira (Quebrou/Quebraram).
Regra geral.

b) As cadeiras (Quebrou/Quebraram).
Regra Geral.

c) O livro de histórias (Falava/Falavam) sobre monstros.
Regra Geral.

d) Mais de um carro (Estacionou/Estacionaram).
Sujeito indicando quantidade com numeral um.

e) Mais de 50 carros (Estacionou/Estacionaram).
Sujeito indicando quantidade com numeral maior que um.

f) Boa parte dos alunos (Reprovou/Reprovaram) de ano.
Sujeito indica parte.

g) Minas Gerais (É/São) o Estado do pão-de-queijo.
Nome próprio sem artigo.

h) As Minas Gerais (É/São) o Estado do pão-de-queijo.
Nome próprio com artigo.

i) O cardume (Apareceu/Apareceram) no rio.
Coletivo.

j) A multidão de cães (Fugiu/Fugiram).
Coletivo + palavra no plural.

k) Meus pais (Viajará/Viajarão) amanhã.
Regra geral.

3) Assinale a opção em que há concordância inadequada:

a) A maioria dos estudiosos acha difícil um solução para o problema.
b) A maioria dos estudiosos acham difícil uma solução para o problema.
c) Minha filha e meu filho foram viajar.
d) A orquestra tocaram uma valsa.
e) Os pares rodeavam na dança.

4) Por que na frase "Um bando de vândalos destruiu o monumento", aceita-se também o verbo destruíram?
R: Coletivo + palavra no plural.

                  Regras de sujeito composto:
1) Sujeito composto sinônimo = verbo no singular o plural.
Ex: A sinceridade e a franqueza é/são uma virtude.
                                                        |      |
                                           Singular    Plural
2) Sujeito composto resumido por TUDO, NADA ou NINGUÉM = verbo no singular.
Ex: Lápis, borracha, caneta, tudo é material escolar.
                                                          |
                                                    Singular

3) Verbo antes do sujeito composto = singular ou plural.
Ex: Nesta casa mora/moram João e Maria.
                              |          |
                    Singular     Plural

4) Verbo vai para o plural na pessoa que prevalecer.
->1ª pessoa prevalece 2ª e a 3ª.
Ex: Eu, tu e ele faremos a prova.
               |
            Nós
-> 2ª pessoa prevalece sobre a 3ª.
Ex: Tu e ele fareis a prova.
            |
         Vós
                    Regra do "que" ou "quem":
1) Pronome "que" = verbo concorda com o antecedente do pronome "que".
Ex: Fomos nós que brincamos na rua.
          |                             |
          ---------------------

2) Pronome "quem" = verbo concorda com  antecedente do pronome "quem" ou fica na 3ª pessoa do singular.
Ex: Fomos nós quem brincamos/brincou na rua.
          |                                                   |
          ----------------------------------

             Exercício:
1) Explique a regra geral:
R: Sujeito concorda com o verbo, sujeito composto, verbo no plural, sujeito simples, verbo no singular.

2) Cite as 6 regras de concordância verbal com sujeito simples:
1- Coletivo;
2- Coletivo + palavra no plural;
3- Nome próprio sem artigo;
4- Nome próprio com artigo;
5- Sujeito indicando quantidade com numeral maior ou menor que um/uma;
6- Sujeito indicando parte.

3) Cite as 4 regras do sujeito composto:
1- Sujeito composto sinônimo;
2- Sujeito composto resumido por tudo, nada ou ninguém;
3- Verbo antes do sujeito composto;
4- Verbo vai para o plural na pessoa que prevalecer.

4) Explique a regra do pronome "que":
Verbo concorda com o antecedente do pronome "que".

5) Explique a regra do pronome "quem":
Verbo concorda o antecedente do pronome "quem" ou fica na 3ª pessoa do singular.

6) Utilizando o verbo "errar" no pretérito perfeito (passado) do indicativo, complete o bilhete com as duas formas diferentes estudadas:








7) Circule o verbo adequado e justifique:

a) O público (Aplaudiu/Aplaudiram) o elenco.
Coletivo.

b) Agora sou eu que (Escolho/Escolhe) a programação na TV.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "que".

c) Agora sou eu quem (Escolho/Escolhe) a programação da TV.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "quem" ou fica na 3ª pessoa do singular.

d) Pai e filha (Praticou/Praticaram) natação.
Regra geral.

e) (Pratica/Praticam) natação pai e filha.
Verbo antes do sujeito composto.

                    Mais exercícios:
1) Circule o verbo adequado e justifique:

a) O carro (parou/pararam).
Regra geral.

b) (Estuda/Estudam) para o concurso Pedro e Joana.
Verbo antes do sujeito composto.

c) Pedro e Joana (Estudam/Estuda) para o concurso.
Regra geral.

d) Fui eu que (Notei/Notou) o problema.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "que".

e) Fui eu quem (Notei/Notou) o problema.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "quem" ou fica na 3ª pessoa do singular.

f) Eu, tu e ele (Permanecerão/Permaneceremos) aqui.
1ª pessoa prevalece sobre a 2ª e a 3ª.

g) Tu e ele (Permanecerão/Permanecereis) aqui.
2ª pessoa prevalece sobre a 3ª.

h) Os Sertões (Foi/Foram) escritos por Euclides da Cunha.
Nome próprio com artigo.

i) A maior parte dos professores (Viajou/Viajaram).
Sujeito indica parte.

j) Mais de um aluno (Foi/Foram) para o diretor.
Sujeito indica quantidade com numeral um.

k) Mais de dez (Foi/Foram) para o diretor.
Sujeito indica parte com numeral maior que um.

l) Régua, canetinha, folha de ofício, tudo (É/São) instrumentos para o trabalho de artes.
Sujeito composto resumido por "tudo".

m) João, Maria, Pedro, ninguém (Vai/Vão) me perturbar.
Sujeito composto resumido por "ninguém".

n) A constelação (Está/Estão) brilhando.
Coletivo.

o) A constelação de estrelas (Está/Estão) brilhando.
Coletivo + palavra no plural.

p) A alegria e a felicidade (É/São) sentimentos bons.
Sujeito sinônimo.

q) A ira e a raiva (Fará/Farão) dele um infeliz.
Sujeito sinônimo.

r) A maioria da turma (Compareceu/Compareceram).
Coletivo.

s) A maioria dos estudantes (Compareceu/Compareceram).
Sujeito indica parte.

                Correção da P1:
1) d) II, a forma verbal "acompanhe" assume sentidos diferentes par o fiscal e para o músico.

2) d)...Quaisquer animais que o tocam...

3) d) Com a frase "refletem uma mudança nas relações sociais...." entende-se que hoje, o home considera os animais seres pertencentes á família.

4) a) A maioria dos cariocas consideram aceitável que os convidados cheguem mais de duas horas...

5) a) Faz-se - houvesse - existiam.

6) a) Atrapalhava.

7) a) Escapou.

8) Auxilia.

9) Avançou.

10) Marca/Marcam.

11)
a) (V)
b) (V)
c) (F)
d) (V)
e) (F)
f) (V)
g) (V)
h) (F)

12)
a) Apresentou/Apresentaram.
Indica parte.

b) Destruiu/Destruíram.
Coletivo + plural.

c) Compareceram.
Quantidade com numeral maior que um.

d) Estabeleceu.
Quantidade com numeral um.

e) São.
Nome próprio com artigo.

f) Paguei/Pagou.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "quem" ou fica na 3ª pessoa do singular.

g) Pintamos.
Verbo concorda com o antecedente do pronome "que".

h) Conversaram.
Regra geral ou sujeito composto.

i) Tomaremos.
1ª Pessoa prevalece sobre as demais.

j) Tomareis.
2ª Pessoa prevalece sobre as demais.

k) Faltou/Faltaram.
Verbo antes do sujeito composto.

l) Escapou.
Sujeito composto resumido por "nada".

Concordância nominal:

Concordância nominal é fazer a concordância, ou seja, a relação do adjetivo, pronomes..., com o substantivo em gênero (masculino e feminino) e número (singular ou plural).

                             Regras

1 - Adjetivo anteposto ao substantivo composto:
Ex: Foi oportuno o momento e a ocasião.
Ex: Foi oportuna a ocasião e o momento.

2 - Adjetivo proposto ao substantivo composto:
Ex: Escolheu momento e ocasião oportuna/oportunos.
Ex: Escolheu ocasião e momento oportuno/oportunos.
Ex: Escolheu momento e lugar oportuno/oportunos.
Ex: Escolheu ocasião e situação oportuna/oportunas.

3 - Bastante/Bastantes:
Ex: Eles estavam bastante felizes.
Ex: Eles têm bastantes amigos.

 4 - Mesmo/Próprio/Incluso/Anexo/Obrigado/Quite:
Ex: Ela mesma...
Ex: Ele mesmo...
Ex: Ela própria...
Ex: Ele próprio...
Ex: O documento vai anexo...
Ex: A carta vai anexa...
Ex: O menino diz: Obrigado...
Ex: A menina diz: Obrigada...
Ex: Estou quite com você...
Ex: Estamos quites...

5 - Meio/Meia:
Ex: Ela está meio triste.
Ex: Ele está meio triste.
Ex: Ele comeu meia maçã.
Ex: Ele comeu meio abacaxi.

6 - Alerta:
(É invariável, não muda)
Ex: Os soldados estão alerta.

7 - Menos:
(É invariável, não existe menas)
Ex: Ela teve menos coisas para fazer.

8 - Caro/Barato:
Com o verbo "custar", "pagar" ou "comprar", ficam invariáveis. Do contrário, faz-se a concordância.
Ex: Os brinquedos são caros.
Ex: As roupas são caras.
Ex: Os brinquedos custam caro.

9 - É necessário/É proibido/É permitido/É bom:
Quando não houver artigo ou pronome no feminino, ficam invariáveis.
Ex: É proibido entrada de alunos.
Ex: É proibida a entrada de alunos.
Ex: Bala é bom.
Ex: A bala é boa.

Correção da Prova

1) Circule a opção correta e justifique:

a) Necessária -> pronome "essa".
b) Alerta -> é invariável.
c) Bastantes -> Dá para contar as razões (quantidade).
d) Vazia -> Concordar com o mais próximo.
e) Meia -> Um pouco; não tem como ficar metade.

2) Faça a concordância:

a) Acesas.
b) Caídos/caída.
c) Profundo.
d) Profunda/Profundos.
e) Evoluídos.
f) Estragadas.

3) *Brisas e odores amontoadas.
4) *Mesmos - Bastante - Machucados.
5) *Bastante alunos estranharam este plural.
6) *Necessário - Proibida - Gostosa.
7) *Muito obrigada, querido, falou-me, emocionada.
8) *Mesma - Anexos - Meio - Necessária - Séries.
9) *Bom - Voltados - Bastantes - Meio.
10) *Indução, ao elaborar o discurso de acordo com os anseios do consumidor.
12) *Sintetizar o crescente número de casamentos e de ocupação no mercado de trabalho.

(Pesquisa sobre o Rio Gravataí).

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