segunda-feira, maio 05, 2014

O Número Sete

Matemática: Continuação, O Número Sete.
4º O Farol de Alexandria -> Construído por volta de 300 á 280 a. c., pelo arquiteto grego Sóstrato, o Farol de Alexandria foi totalmente destruído em 1375, por um terremoto. Sobre uma base quadrada e uma torre contornada por vidros gigantescos, erguia-se uma torre octogonal de cerca de 100 metros de altura. Na plataforma superior havia durante á noite um fogo alimentado por lenha e resina.
5º Mausoléu de Halicarnasso -> Foi construído por volta de 360, pelo príncipe Mausolo, vice-rei, da província de Cária (localiza-se na atual Turquia).
 Erigido sobre uma superfície de 33 por 39 metros, erguia-se a quase 50 metros de altura, sendo visível a uma grande distância. O príncipe não chegou a ver a obra concluída.
 No século XIV foi transformado em pedreira, para a construção da Fortaleza de São Pedro de Halicarmasso.
6º Jardins Suspensos da Babilônia -> Essas construções foram feitas pelo rei Nabucodonosor, que mandou erguer, junto de seu palácio, elevações de pedra, dar-lhes a forma de montanha e plantar nelas espécies de árvores.
 Não se tratava de Jardins Suspensos. Esse nome se deve provavelmente á um erro de tradução, uma vez que a palavra latina pensilis tem dois significados -> Suspensos e em forma de balcão.
 No clima desértico da Babilônia, é compreensível que esses Jardins causassem tanto sucesso.
7º Pirâmides de Gisé -> Construída a cerca de 4500 anos, aproximadamente entre 2650 e 2550 a.c., as pirâmides de Gisé foram feitas para três reis da quarta dinastia do Egito: Quéops, Quefen, Miquerinos. Eles mesmos foram os arquitetos de suas próprias pirâmides.
    Heródoto, pai da história, viajando pelo Egito no ano 450 a.c., conseguiu obter dos sacerdotes certos por menores sobre a construção dessas maravilhas e os transmitiu ao resto do mundo. Segundo seu relato, a Grande Pirâmide, como é chamada a de Quéops, foi construída num espaço de vinte anos. cem mil homens trabalhavam nessa obra durante três meses por ano, provavelmente durante a época das cheias do Rio Nilo, quando a agricultura ficava paralisada. Foram utilizadas mais de 2 milhões de pedras calcárias.
    É provável que os grupos de trabalho fossem espontâneos. As pessoas sentiam-se satisfeitas em colaborar com obras consideradas divinas.
    Diz um provérbio Árabe: "O tempo resiste a tudo, mas as pirâmides resistem ao tempo".

Um comentário: